Sobre o uso de cookies

História

Jantar do 13º Aniversário

A APSA celebrou o 13º aniversário com um Jantar de Angariação de Fundos, que teve lugar na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, no dia 22 de Novembro de 2016.

Estiveram presentes 140 pessoas (equipa APSA, jovens, familiares, amigos, benfeitores e patrocinadores) que se reuniram para celebrar a vida, os sonhos e a missão da nossa Associação.

O vídeo do jantar foi feito pelo Ruben Reis.
A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que nasceu em Lisboa, a 7 de Novembro de 2003, por vontade de um grupo de pais.

Os 17 anos da vida da APSA têm sido feitos de muitos caminhos e cruzaram-se connosco muitas pessoas que se juntaram a esta Associação para a fazer crescer e evoluir. Assinalamos alguns momentos, mais marcantes, da nossa história:
Edição de Livros: Edição de livros de informação científica e geral, sobre a SA em parceria com a Editorial Verbo. Livros publicados: “A Síndrome de Asperger” de Tony Attwood (Junho 2006); Livro de Actas – I Congresso Internacional de SA (Dezembro 2007); “Posso Explicar-te o que é a Síndrome de Asperger?” (Novembro 2008); “Asperger… O que significa para mim?” (Novembro 2009); “Tudo sobre a Síndrome de Asperger” de Tony Attwood (Dezembro 2010); Livro de Actas do Seminário sobre “Direito, Inclusão e Deficiência” (Março 2011); “Asperger no Feminino” (Julho 2011); Livro de Actas – III Congresso Internacional de SA (Maio 2012). Em 2019 traduziu e editou mais um livro de Tony Attwood, intitulado "Ask Dr. Tony" que aguarda publicação por parte da editora Babel. A necessidade de publicação de livros por parte da APSA surge pelo facto de não haver literatura em português sobre a Síndrome de Asperger. As nossas publicações destinam-se aos próprios portadores, técnicos de saúde e educação, pais e familiares.
Divulgação e Formação: Participação no Painel “Young Voices” a Setembro de 2007; Organização do I Congresso Internacional de SA, em Santa Maria da Feira, em 2006; Coorganização do II Congresso Internacional de SA, em Sevilha, em Fevereiro 2009; Seminário com Glennis Benson “Técnicas de Comunicação no Autismo e Síndrome de Asperger”, em Setembro de 2008; Coorganização de seminário com Prof. Tony Attwood sobre SA em Setembro 2009; Coorganização com a Fundação Asperger Espanha do III Congresso Internacional sobre Síndrome de Asperger em 2012; Organização do Seminário “Direito, Inclusão e Deficiência” (17 Setembro 2010); Organização do Seminário "Estatuto do Maior Acompanhado" que sofreu alterações legais, e contou com a presença da Ministra da Justiça, Dra. Francisca Van Dunem em Dezembro de 2018. Continuamos a realizar sessões em escolas a nível nacional – Projecto Gaivota – e seminários na Madeira e Açores sempre que nos é pedido.
Apoio às famílias: "Encontros APSA" são reuniões em grupo destinadas a todos os familiares de pessoas com Sindrome de Asperger (SA) e também para as proprias pessoas com SA. "Tempo de Pais", é um tempo que a presidente da APSA, Piedade Líbano Monteiro, dedica a todas as familias que tenham pessoas com SA. Consultas "Escutar e Orientar", são consultas mais técnicas orientadas pela Diretora Técnica da Casa Grande, Dra. Patricia de Sousa.
Casa Grande: Assinatura do Protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa (2009) para a cedência do espaço, obras de requalificação do edifício de 1 de Agosto de 2011 a 4 de Novembro de 2013, assinatura com o protocolo de cooperação com ISS, IP/ Centro Distrital de Lisboa a 29 de Novembro de 2013, com abertura oficial a 6 de Janeiro de 2014 e cerimónia de inauguração a 5 de Junho.

Nascimento da Delegação Norte - nasceu com a primeira reunião efectuada em 12/03/2005.

Inauguração das instalações de Guifões (Matosinhos) -  16 de Maio de 2009.

Inauguração e Encerramento do CAO de Valpedre/Penafiel (2015/2016): a Junta de Freguesia de Valpedre, com o apoio da população local, e a Câmara Municipal de Penafiel, cederam à APSA Norte as instalações da antiga escola de Valpedre, onde, após as obras necessárias, foi instalado o CAO, inaugurado no dia 17 de Janeiro de 2015. Infelizmente e por falta de adesão, este CAO teve de encerrar a sua atividade em 2016. A APSA está a trabalhar atualmente no sentido de poder desenvolver, através de parceiros, uma resposta que possa chegar mais perto do Norte.
Protocolos no âmbito do Programa Empregabilidade: Assinatura dos Protocolos: com a REN para a integração de 1º Estágio profissional não remunerado (2015); com Empresa Quinta da Avó para a realização de treino de autonomia comunitária e funcional da vida diária (2014).

Trabalho em parceria com o Ministério da Educação: na alteração do DL 3/2008, participação na discussão pública e nas sessões na Assembleia da República sobre Educação Especial e Necessidades Educativas Especiais. Em 2019 concebeu e desenvolveu um Guião para o PIT (Plano Individual de Transição) em parceria com uma equipa destacada pelo Secretário de Estado e Adjunto da Educação, o Dr. João Costa. Este guião aguarda publicação por parte do Ministério da Educação.
Assinatura da Carta Compromisso com Empresas: Em Fevereiro de 2019, a APSA assinou uma carta compromisso com as Empresas Receptivas, formando assim um compromisso formal de integração de jovens com SA no seio destas empresas, bem como marca o nascimento de uma Rede de Empresas Receptivas da APSA. A Pandemia do Covid-19 veio adiar o encontro agendado um ano após este momento, mas esperamos em breve poder realiza-lo.
Rede de Empresas Receptivas que constam da carta: Accenture, Jerónimo Martins, Santander, REN, Junta de Freguesia de Benfica, Câmara Municipal de Oeiras, Sigmetum, Fujitsu, Sonae Sierra, Recolte, Quinta D'Avó, Hipica de Oeiras e o Hospital da Luz.

Quem Somos

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que nasceu em Lisboa, a 7 de Novembro de 2003, por vontade de um grupo de pais. Assumimos como Missão: Promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger (SA), favorecendo as condições para uma vida autónoma e mais digna.

Newsletter

Receba todas as novidades por e-mail. Clique aqui para subscrever.

Eventos

Novembro 2020
Se Te Qu Qu Se Sa Do
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6