Questões frequentes
O que é a Síndrome de Asperger?
A Síndrome de Asperger pode ser definida como uma perturbação neurocomportamental de base genética, incluída no espetro do autismo, com critérios de diagnóstico específicos.
Esta disfunção manifesta-se sobretudo por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento.
Esta disfunção manifesta-se sobretudo por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento.
Quais os sinais de alerta?
Não obstante ser imprescindível uma consulta médica especializada ( pediatria de desenvolvimento, Neuropediatria ou pedopsiquiatria) para que seja feito o diagnóstico, existem algumas caraterísticas e sinais que podem constituir um alerta, para os quais se deve estar atento:
- Atraso significativo na linguagem;
- Linguagem ou comunicação, verbal ou não verbal, pobres;
- Linguagem pedante, caraterísticas peculiares no ritmo e entoação, prosódia e ecolalias;
- Interpretação literal dos enunciados;
- Dificuldade no pensamento abstrato e dos conceitos;
- Dificuldade no relacionamento social, designadamente na interação com os seus pares;
- Dificuldades nas regras sociais;
- Dificuldade em entender e expressar emoções;
- Comportamentos social e emocional desajustados;
- Jogo simbólico e atividade imaginativa pobres ou inexistentes;
- Número limitado de interesses;
- Obsessão por determinados temas;
- Comportamentos repetitivos ou rotineiros;
- Dificuldade na adaptação a alterações repentinas das rotinas;
- Resistência à mudança;
- Atitudes consideradas bizarras e excêntricas;
- Atraso no desenvolvimento motor ou falta de coordenação motora;
- Dificuldade na motricidade fina;
- Hipersensibilidade sensorial a ruídos, cheiros, sabores, texturas, luzes, etc.;
- Baixo nível de tolerância à frustração.
Quais as caraterísticas mais comuns?
Entre as características mais comuns quer sejam crianças, jovens ou adultos, podemos destacar:
- Dificuldade na interação social;
- Dificuldade na comunicação verbal e não verbal;
- Interpretação literal da linguagem;
- Dificuldade na empatia;
- Comportamentos rotineiros ou repetitivos;
- Interesses limitados;
- Peculiaridades do discurso e da linguagem;
- Hipersensibilidade aos estímulos sensoriais;
- Descoordenação motora.
Os sinais de alerta são iguais em rapazes e raparigas?
Os sinais de alerta são iguais para ambos os sexos no entanto nas raparigas são mais subtis e são muitas vezes “disfarçados” pela sua condição feminina, onde o fato de ser tímida e discreta é uma qualidade.
Como diagnosticar?
Perante alguns dos sinais de alerta, é aconselhável que a criança/jovem seja observada numa consulta especializada: pediatria de desenvolvimento, Neuropediatria ou pedopsiquiatria, para que possa ser feita uma avaliação global das suas características, a nível físico e psicológico.
O diagnóstico precoce é muito importante, pois poder-se-á propor uma intervenção imediata e direta sobre as áreas especificas nas quais a criança apresenta dificuldades, estabelecendo um acompanhamento adequado e os recursos necessários a que têm direito, de forma a promover ao máximo as suas potencialidades, qua não raras as vezes se revelam surpreendentes.
O diagnóstico é, ainda, importante na medida em que se forem encontradas outras perturbações do desenvolvimento associadas à Síndrome de Asperger, como por exemplo hiperatividade e défice de atenção, possibilita uma intervenção, também, a esse nível.
O diagnóstico precoce é muito importante, pois poder-se-á propor uma intervenção imediata e direta sobre as áreas especificas nas quais a criança apresenta dificuldades, estabelecendo um acompanhamento adequado e os recursos necessários a que têm direito, de forma a promover ao máximo as suas potencialidades, qua não raras as vezes se revelam surpreendentes.
O diagnóstico é, ainda, importante na medida em que se forem encontradas outras perturbações do desenvolvimento associadas à Síndrome de Asperger, como por exemplo hiperatividade e défice de atenção, possibilita uma intervenção, também, a esse nível.
Existe tratamento?
Não existe cura, mas existe tratamento para a Síndrome de Asperger, enquadrada nas Perturbações do Espectro do Autismo (PEA).
No caso de co-existir outro diagnóstico, como sejam a hiperatividade ou défice de atenção, poderá haver necessidade de medicação.
O que deve acontecer é uma intervenção precoce, o mais cedo possível, tendo em conta os sinais de alerta que se detetem na criança. Desta forma ela poderá ser acompanhada e ajudada a contornar determinadas características e muitas vezes ultrapassá-las.
Quando a intervenção é tardia, por vezes torna-se difícil superá-las, resultando daí a inflexibilidade característica de pessoas com Síndrome de Asperger, nomeadamente no campo das competências sociais.
Intervir o mais cedo possível, tentar um programa de intervenção o mais objetivo e direcionado para a criança em questão é sem dúvida o melhor tratamento.
Importante também é ter presente que cada criança é única e individualizada e que não existe um “pacote” de soluções, devendo a intervenção ser personalizada e adaptada a cada criança.
No caso de co-existir outro diagnóstico, como sejam a hiperatividade ou défice de atenção, poderá haver necessidade de medicação.
O que deve acontecer é uma intervenção precoce, o mais cedo possível, tendo em conta os sinais de alerta que se detetem na criança. Desta forma ela poderá ser acompanhada e ajudada a contornar determinadas características e muitas vezes ultrapassá-las.
Quando a intervenção é tardia, por vezes torna-se difícil superá-las, resultando daí a inflexibilidade característica de pessoas com Síndrome de Asperger, nomeadamente no campo das competências sociais.
Intervir o mais cedo possível, tentar um programa de intervenção o mais objetivo e direcionado para a criança em questão é sem dúvida o melhor tratamento.
Importante também é ter presente que cada criança é única e individualizada e que não existe um “pacote” de soluções, devendo a intervenção ser personalizada e adaptada a cada criança.