Programa de Empregabilidade
O Programa Empregabilidade tem por principais objectivos desenvolver o ganho das competências sociais e de autonomia funcional para a integração e inclusão em contexto profissional e social
A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, através do seu projeto Casa Grande, promove parcerias com Empresas, disponibilizando um Programa de Empregabilidade que tem por principais objectivos desenvolver o ganho das competências sociais e de autonomia funcional para a integração e inclusão em contexto profissional e social.
Destina-se a jovens/adultos com Síndrome de Asperger (SA), maiores de 18 anos, com o objectivo de os capacitar para a inclusão na vida social e profissional. O trabalho de intervenção com cada jovem/adulto é realizado por uma equipa multidisciplinar de profissionais, que de acordo com o perfil individual de funcionalidade planeia uma intervenção adaptada a cada um.
O Programa é flexível e dinâmico, tendo 5 modalidades possíveis (desde uma experiência comunitária à inserção profissional numa empresa), sendo que a sua execução implica um acompanhamento transversal da tríade: FAMÍLIA-JOVEM-COMUNIDADE, impulsionando um forte impacto social em cada um.
Empresa Receptiva
No âmbito do Programa de Empregabilidade, desenvolvemos o conceito de «Empresa Receptiva», na medida em que são receptivas à diferença, à integração, a novas aprendizagens, à valorização e evolução e sobretudo à inclusão. A Empresa Receptiva é uma organização que deve ter vontade e iniciativa para integrar pessoas com SA em funções reais, valorizando o trabalho realizado.
Todos os recursos humanos da empresa beneficiarão de uma Sessão de formação sobre o que é a SA, características e estratégias para facilitar o relacionamento e comunicação com pessoas com SA.
A integração de um jovem no Programa de Empregabilidade, assenta numa sequência de actividades:
- Selecção da modalidade de integração profissional e da empresa de acolhimento.
- Reunião entre direcção Técnica da APSA e direcção de Recursos Humanos da Empresa de acolhimento.
- Preparação do Jovem para um processo real de selecção e recrutamento.
- Participação em contexto real de entrevista de recrutamento.
- (In)Formação na Empresa de Acolhimento pela APSA sobre as Perturbações do Espectro do Autismo.
- Selecção de um tutor no local de trabalho que permitirá o acompanhamento nesse contexto e facilitará a integração nas equipas de acolhimento das empresas.
- Integração do Jovem na Empresa e mediação pela técnica mediadora da APSA.
- Acompanhamento junto da família, empresa e jovem.
A sua execução implica um acompanhamento transversal da tríade, pela APSA: FAMÍLIA-JOVEM-COMUNIDADE, impulsionando um forte impacto social em cada um.

Testemunhos de Empresas
Conheça as empresas e pessoas que colaboram connosco neste programa

