Sobre o uso de cookies

«Um dos objetivos principais do atelier de expressão plástica é o de proporcionar uma experimentação diversificada de suportes, materiais e técnicas das artes plásticas de forma a promover o potencial criativo e imaginário da pessoa com Síndrome de Asperger.»
 

Diálogos com a Cerâmica

DIÁLOGOS COM A CERÂMICA

DIVULGAÇÃO DIÁLOGOS COM A CERÂMICA - INR 2019

Diálogos com a Cerâmica foi um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P., cujo objetivo foi desenvolver competências artísticas ao nível da vasta área da cerâmica. Começámos por criar desenhos que depois serviram para pintar sobre azulejos.
Image
Image
Image
Image

Exposição Mangá

Inauguração da Exposição "Desenhar a Imaginação"

No dia 22 de dezembro os jovens da Casa Grande tiveram a oportunidade de ver os seus trabalhos expostos na inauguração da exposição "Desenhar a Imaginação", um projeto cofinanciado pelo INR, I.P.

Este projeto consistia na aprendizagem de técnicas de desenho Mangá, uma técnica de banda desenhada japonesa.

É possível visitar a exposição na Casa Grande e para marcarem visita basta ligar para o número geral da APSA: 217 119 100, ou enviar um email para o endereço geral@apsa.org.pt.

Image
Image
Image
Image

A Luz do Teu Olhar

O ano de 2016 foi proclamado pelas Nações Unidas e promovido pela Unesco como o Ano Internacional da Luz. Inspirada neste tema, a APSA propôs um projecto intitulado “A luz do teu olhar”, onde os jovens com Síndrome de Asperger da Casa Grande desenvolveram aptidões nas áreas artísticas e criativas relacionadas com a Fotografia.

Os jovens realizaram o processo de Cianotipia, onde utilizaram objectos do seu gosto e também as suas próprias fotografias tiradas aquando a actividade da pinhole.

Durante o decurso de todo o projecto, os jovens através da prática artística da fotografia, puderam desenvolver as capacidades de interação social, estimular a comunicação criativa e imaginativa, promover o diálogo e o sentido critico e sensibilizar o público em geral para as qualidades e características do Síndrome de Asperger que se apresentam neste exposição.

Recortes - Pedro Dias

A inauguração da exposição "Recortes (Cola, Papel e Tesoura)" do Pedro Dias foi no dia 17 de Março de 2016, às 16h, na Casa Grande, em Benfica.
A propósito desta exposição o Pedro afirmou: "Os temas da exposição baseiam-se na minha vida real, porque ando a tirar a carta de condução, o mestrado em Artes Musicais na Universidade Nova de Lisboa. Estão também relacionados com a minha frequência no Atelier de Expressão Plástica na Casa Grande, mas esta exposição foi criada, pensada e organizada no Treino de Competências Artísticas que frequento à terça-feira na Casa Grande."

"Para criar estas colagens, fiz pesquisas em várias revistas, jornais e utilizei a Internet para procurar instrumentos musicais. Depois foi fazendo recortes das imagens que estavam nas revistas e colei-as numa folha de papel A3. Das imagens da Internet, utilizei as suas formas e recortei-as em papel de várias cores que também usei neste trabalho."

"Os temas principais desta exposição são: Harmonias Musicais que estão relacionadas com as estações do ano, Preto e Branco que está relacionado com as cores preferidas, o Código da Estrada, onde fiz várias colagens sobre este tema e, por último, as Orquestras Musicais sobre vários grupos de instrumentos."

Convite.jpg

Quem Somos

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que nasceu em Lisboa, a 7 de Novembro de 2003, por vontade de um grupo de pais. Assumimos como Missão: Promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger (SA), favorecendo as condições para uma vida autónoma e mais digna.

Newsletter

Receba todas as novidades por e-mail. Clique aqui para subscrever.

Eventos

Setembro 2020
Se Te Qu Qu Se Sa Do
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4