Informamos que já estão disponíveis os resultados do Inquérito às Instituições de Ensino Superior e respetivas Unidades Orgânicas sobre necessidades educativas especiais – 2017/18.

De acordo com o relatório divulgado:

  • 1644 alunos com necessidades educativas especiais estão inscritos em instituições de ensino superior
  • diplomaram-se em 2016/17 303 estudantes com necessidades educativas especiais em estabelecimentos de ensino superior, 61% dos quais em licenciaturas
  • 56,3% das instituições de ensino superior possuem regulamentação para alunos com necessidades educativas especiais
  • existem Serviços de Apoio em 45,5% das instituições de ensino superior e em 50,1% das unidades orgânicas
  • 98,5% das unidades orgânicas organizam transportes adaptados com regularidade para trajetos específicos ou em situações pontuais.

O Inquérito às Instituições de Ensino Superior e respetivas Unidades Orgânicas sobre necessidades educativas especiais – 2017/18 surge no âmbito do programa Inclusão para o Conhecimento, criado pela área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em articulação com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Este programa tem como objetivos promover condições adequadas à inclusão de pessoas com necessidades especiais em termos de formação, desempenho de atividades docentes e de investigação, de participação ativa na vida académica, social, desportiva e cultural, e acesso geral ao conhecimento no contexto das Instituições de Ensino Superior e do Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

Em consonância com o compromisso do XXI Governo para com a promoção da acessibilidade dos cidadãos com necessidades especiais ao ensino superior e ao conhecimento (estudantes, docentes e não docentes e investigadores), a área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com outras áreas governativas e diversas instituições, promoveu, para além deste inquérito, um conjunto de iniciativas:

- criação do Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (GT-NECTES) cujas recomendações integram o Plano Estratégico para as Necessidades Especiais em CTES, estando algumas das recomendações a serem já implementadas, 

- lançamento do Balcão IncluIES no site da DGES, que passou a reunir num único sítio conteúdos sobre apoio à deficiência,

- criação no ano letivo 2017/2018 da Bolsa de Estudo para Frequência do Ensino Superior de Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60 %, a qual foi atribuída a 486 estudantes num montante global superior a 660.000 euros,

- alargamento do contingente especial para candidatos com deficiência física e sensorial no Concurso Nacional de Acesso 2018 (CNA), com aumento das vagas e extensão do contingente à segunda fase do CNA: 1.ª Fase do CNA – 4% de vagas para candidatos com deficiência física e sensorial, 2.ª Fase do CNA – 2% de vagas para candidatos com deficiência física e sensorial.

 O referido inquérito está disponível no endereço da DGEEC e seguem em anexo a nota da DGEEC relativa ao inquérito e as tabelas com os resultados.

Para apoiar a tomada de decisão de alunos com necessidades especiais que queiram ingressar no ensino superior sugerimos:

1. Contacto com os gabinetes das Instituições de Ensino Superior para esclarecimento de dúvidas

A equipa do Balcão incluIES compilou os contactos dos gabinetes de apoio e criou o Diretório de Contactos dos Gabinetes de Apoio das IES

http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/gabinetes-de-apoio-pessoa-com-deficiencia-no-ensino-superior?plid=1752 

 

2. Consulta das condições de acolhimento das IES

No sítio Web da DGES encontra uma página com Informação sobre as IES.

http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/informacao-sobre-ies?plid=1752

 

3. Contacto com as Instituições de Ensino Superior e partilha previa de informação com os profissionais das mesmas. Isso irá certamente potenciar um melhor acolhimento no futuro próximo.

http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/gabinetes-de-apoio-pessoa-com-deficiencia-no-ensino-superior?plid=1752

 

Divulgamos uma notícia muito importante para as crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA).
Foi criado o primeiro site português com o intuito de ajudar as crianças com esta perturbação na Matemática - o LEMA!

Para além do desenvolvimento do raciocínio matemático destas crianças, quer ainda auxiliá-las nas áreas da linguagem, da leitura, do planeamento ou da gestão de emoções.

Veja a notícia completa: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=55021 

A mascote da APSA, o "Aspie" foi até aos escritórios do Rock in Rio Lisboa, mais precisamente, até à secretária da Roberta Medina (responsável pela realização do Rock in Rio em Lisboa e Madrid)!

Estamos muito lisonjeados e agradecemos todo o seu apoio e da organização em geral! 

Obrigado e Parabéns Rock in Rio Lisboa

Caso queira adquirir um "Aspie" para si, pode fazê-lo através da nossa loja em: http://www.apsa.org.pt/l…/entrar-loja/catalog/aspie-item-108

 (Fotografia publicada no Jornal Expresso de 30.06)

Continuamos a desenvolver o projecto Voz em Nós, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e que se foca em explorar a técnica vocal das pessoas com Síndrome de Asperger.

Divulgamos algumas fotografias de uma das sessões orientadas pela monitora do Atelier de Música, Vanessa Catarino.

 

Divulgamos uma nova fase do projeto Janelas da Percepção, projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P., onde se pensa, cria e desenvolve, no atelier de Expressão Plástica, o conceito de “janela”, através da ideia de olhar o mundo e de como cada indivíduo se situa nele. Aqui ficam algumas fotografias dos jovem concentrados nos seus trabalhos artísticos.

 

Quem Somos

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que nasceu em Lisboa, a 7 de Novembro de 2003, por vontade de um grupo de pais. Assumimos como Missão: Promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger (SA), favorecendo as condições para uma vida autónoma e mais digna.

Últimas Notícias

Newsletter

Receba todas as novidades por e-mail. Clique aqui para subscrever.

Eventos

Dezembro 2018
Se Te Qu Qu Se Sa Do
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6