Sobre o uso de cookies

Lançamento do Guião para Implementação do PIT - Uma proposta da APSA

Proposta da APSA - Implementação do PIT

Como vai ser agora?». Esta é a questão que se coloca à escola e a tantos pais e encarregados de educação, quando termina a escolaridade obrigatória. Este é sempre um momento de confronto com uma realidade que muitas vezes transporta incertezas, dúvidas e ausência de soluções. É, por isso, que no contexto de uma escola inclusiva, o Plano Individual de Transição (PIT) assume-se como instrumento fundamental para planear e preparar os alunos para a pós-escolaridade obrigatória, com uma intervenção adaptada a cada situação, que vá ao encontro das necessidades e expectativas, no respeito pela individualidade de cada aluno.

Foi com esta introdução que aceitámos o desafio lançado pelo Professor Doutor João Costa, Secretário de Estado Adjundo e da Educação, para a elaboração deste Guião que hoje vos apresentamos.

Este trabalho pretende ser um instrumento facilitador na construção do plano de transição dos jovens da escolaridade obrigatória para a vida ativa, numa sociedade que se acredita ser inclusiva.

A todos os que nele trabalharam e participaram o nosso Bem Hajam!

Nota: Podem aceder ao documento no portal da DGE https://www.dge.mec.pt/publicacoes-da-dseeas em Outras Publicações, no final da página. O guião contém links (em azul) para os testemunhos que gentilmente enriqueceram este trabalho.

 

 

About us

APSA- Portuguese Association for Asperger Syndrome is a non-profit Private Social Solidarity Institution (IPSS) that was created by a group of parents in Lisbon on 7 November 2003. Our Mission: To promote the support and social integration of people with Asperger's Syndrome (AS), fostering the conditions to an independent and dignified life.

Newsletter

Receive the latest news in your email. Click here to subscribe.

Events

Maio 2021
Se Te Qu Qu Se Sa Do
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6