A APSA esteve presente no dia 19 de novembro na primeira Feira de Responsabilidade Social da PwC Portugal - Shinning Star's Market, no Palácio Sottomayor, em Lisboa.

Tratou-se de uma iniciativa no âmbito da área de Responsabilidade Social desta consultora, com o objetivo de envolver os colaboradores nas causas das várias instituições presentes.  Durante o evento decorreram duas dinâmicas. Uma nas salas individuais, onde cada associação apresentou a sua missão, e outra na sala de formação com dois painéis de convidados.  Um dos painéis abordou o tema “Fazer a diferença em contexto de doença”, o outro Painel incidiu sobre uma temática bastante atual,  “Mudar Vidas - A importância do emprego”. Neste ultimo painel a APSA foi convidada a participar juntamente com a associação Salvador e a Dress for Success. Neste painel abordaram-se as principais dificuldades da integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho bem como algumas boas praticas e experiencias de cada associação.

Obrigado à PwC pela iniciativa e que seja a primeira de muitas!

 

 

 

A Associação EPIS – Empresários para a Inclusão Social e a Fundação Amélia de Mello premiaram a APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger com duas bolsas sociais para o ano de 2018 e 2019. Esta distinção decorre no âmbito do “Projeto Gaivota” que tem como objetivo organizar e realizar sessões de sensibilização nas Escolas e nas Empresas de todo o país sobre a síndrome de asperger, com o objetivo de promover a inclusão de jovens com esta condição não só nas escolas como no mercado de trabalho.

A cerimónia de entrega dos diplomas aconteceu no dia 22 de novembro no auditório da CUF descobertas e contou com a presença de varias individualidades associadas da EPIS, tais como o presidente do Grupo José de Mello Saúde e Fundação Amélia de Mello, o Dr. Vasco de Mello, O presidente da Galp e Vice presidente da EPIS, o Dr. Luis Gomes da Silva, um representante do Secretario de Estado da Educação, entre outras. Para alem do momento de entrega de diplomas, tivemos também um momento muito especial, a atuação da BAND’apsa muito bem representada pelos nossos jovens João Santos, Bruno Mendes e Bruno Fraga. Foi um momento musical muito aplaudido pela plateia. Os jovens da APSA estão de parabéns!!

Obrigado à EPIS na pessoa do Dr. Diogo Simões Pereira e da Dra. Susana Lavajo que foram incansáveis para com a APSA.

 

Durante os dias 3 a 7 de dezembro, a APSA vai estar presente na Fundação PT com vários artigos solidários feitos na Casa Grande. 

A Exposição decorre das 12h às 15h, no Espaço Andrade Corvo e é aberta ao público geral. Venha fazer-nos uma visita! Este ano, a Fundação PT convidou nove instituições que irão fazer do seu natal, um Natal mais solidário:

  • Acreditar
  • AFID
  • Ajuda de Mãe
  • APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger
  • Assembleia de Deus do Cacém (Um Sorriso por Timor)
  • Associação SOL
  • Cerci Flor da Vida
  • Fundação Ronald McDonald
  • Terra dos Sonhos  

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) tem o prazer de o/a convidar para o 2º Fórum do CNS, que se realiza no dia 5 de dezembro, no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República, com o objetivo de apresentar os resultados do estudo "Gerações Mais Saudáveis - Políticas Públicas de Promoção da Saúde das Crianças e Jovens em Portugal", resultante do segundo ano de atividade deste Conselho.

O CNS é um órgão independente, de consulta do Governo, criado em 2016 e que iniciou a sua atividade em 2017, que visa garantir a participação dos cidadãos na definição das políticas de saúde e promover uma cultura de transparência e de prestação de contas perante a sociedade.

Na expetativa de podermos contar com o vosso interesse e presença, remetemos em anexo o programa do 2º Fórum do CNS e solicitamos inscrição, até ao dia 30 de novembro, através do seguinte link: 

https://goo.gl/7gwE6K.
 

As inscrições estão condicionadas à capacidade máxima do auditório (120 lugares).

No âmbito do projeto de intervenção em meio escolar ABC - Aprender, Brincar e Crescer, realizou-se no passado dia 15 de novembro, a Mesa Redonda dedicada ao tema "Bullying no Autismo", para tentar perceber quais são as caraterísticas das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA).
A Presidente da APSA, Piedade Líbano Monteiro, levou o seu testemunho e conhecimento até Ponte de Sor, fazendo desta sessão mais um precioso momento de reflexão e partilha.

O projeto ABC e as suas ações são promovidos pela Caminhar - A.C.A.S. em parceria com o Município de Ponte de Sor e o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor. Destinadas a todos os Pais, Educadores e Comunidade em geral, as Mesas Redondas são ações de capacitação ao nível das competências parentais e da educação.

A APSA muito agradece à Caminhar A.C.A.S. por este convite e por termos a oportunidade de levar o nosso projeto a todo o país.

 

 

About us

APSA- Portuguese Association for Asperger Syndrome is a non-profit Private Social Solidarity Institution (IPSS) that was created by a group of parents in Lisbon on 7 November 2003. Our Mission: To promote the support and social integration of people with Asperger's Syndrome (AS), fostering the conditions to an independent and dignified life.

Newsletter

Receive the latest news in your email. Click here to subscribe.

Events

Dezembro 2018
Se Te Qu Qu Se Sa Do
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6